Mediação da informação no cárcere

práxis bibliotecária em prol da reinserção social do apenado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245.29.124982

Palavras-chave:

mediação da informação, reintegração social, apenados, apropriação da informação

Resumo

Apresenta pesquisa realizada com bibliotecários que atuam ou atuaram no sistema prisional brasileiro, para possibilitar à população privada de liberdade o acesso ao livro, a leitura, a informação, a construção de significados e apropriação da informação. Trata-se de estudo exploratório, com abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados utilizamos o questionário elaborado no Google Forms e enviado por e-mail aos bibliotecários. Para analisar os dados, nos pautamos na análise de conteúdo por meio do estabelecimento de categorias. Os resultados demonstram, que a maioria dos bibliotecários acreditam construir ações de mediação da informação no ambiente prisional, e consideram que esse processo pode favorecer a reinserção social do(a) apenado(a), mesmo aqueles que são reticentes quanto à estrutura da prisão não contribuir para a reinserção social, apresentam discurso favorável sobre a relevância do bibliotecário pautar suas ações na mediação da informação ao atuar nesse ambiente. Concluímos que, mesmo diante dos desafios e especificidades da atuação nesse ambiente, a mediação da informação pode ser considerada como uma prática de desconstrução e reconstrução, pois pode favorecer a pessoa presa a vislumbrar novos horizontes, se perceber como sujeito crítico por meio da apropriação da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Liliana Martins de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bibliotecária do Sistema de Bibliotecas da UFC.

Maria Giovanna Guedes Farias, Universidade Federal do Ceará

Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ/CNPq). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Líder do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI).

Publicado

2022-12-12

Como Citar

SOUSA, F. L. M. de; FARIAS, M. G. G. Mediação da informação no cárcere: práxis bibliotecária em prol da reinserção social do apenado. Em Questão, Porto Alegre, v. 29, p. 124982, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245.29.124982. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/124982. Acesso em: 31 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)