Estudos de usuários no sistema de informação museal

proposições para a adequação da oferta informacional em museus pela ótica de sujeitos invisibilizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245.29.122853

Palavras-chave:

Estudos de Usuários, sistema de informação museal, público invisibilizado, museus, informação

Resumo

É objetivo deste estudo investigar o comportamento informacional de sujeitos invisibilizados no ambiente do museu, propondo uma discussão que levante atributos considerados importantes para o engajamento desse público nesses espaços. Para tanto, reúne fundamentos teóricos ligados ao sistema de informação museal, caracterizando o seu público, além de selecionar modelos de Estudos de Usuários da Ciência da Informação, visando relacioná-los ao âmbito do museu. O levantamento teórico em questão, permitiu a construção de um roteiro de entrevistas diretas com a amostra, que buscou compreender o comportamento informacional deste grupo nesses ambientes. Para auxílio a análise do conteúdo obtido, fez-se uso de ferramentas como o iFeel e o Iramuteq, respectivamente. Os resultados apontam que a maioria dos indivíduos entrevistados são do sexo masculino, pretos e de baixa renda, que não visitam museus com frequência por não compreenderem bem as exposições, afirmando faltar clareza nas informações transmitidas. Caracterizam-se como pessoas curiosas, que buscam por informação, todavia expõem um sentimento de insatisfação em relação as informações obtidas na visita a museus. Como melhoria propõem o acréscimo de guias, um trabalho em relação a qualidade das informações expostas, além da inserção de tecnologias, como totems e Qrcodes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Fernandes Dutra, Universidade Federal de Minas Gerais

Turismóloga pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Mestre e doutoranda em Gestão e Organização do Conhecimento pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro dos grupos de pesquisa Turismo, economia, cultura e território (CNPq) e Estudos em Museologia, Arte e Estética na Tecnologia, Educação e Ciência (MUSAETEC - ECI UFMG)

Frederico César Mafra Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, Bacharel em Ciências Econômicas pela FACE-UFMG, e Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pelo CEPEAD-UFMG. Educador há 20 anos, atualmente como Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, na Escola de Ciência da Informação, Departamento de Tecnologia e Gestão da Informação (DTGI), e como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa Gestão & Tecnologia da Informação e Comunicação (GETIC). Pesquisador nos temas sobre Gestão da Informação e do Conhecimento, Inteligência Competitiva, Transformação Digital, Gestão da Inovação e Estratégia. É mentor e palestrante, e Editor Associado do The Bottom Line Journal of Emerald.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

DUTRA, L. F. .; PEREIRA, F. C. M. Estudos de usuários no sistema de informação museal: proposições para a adequação da oferta informacional em museus pela ótica de sujeitos invisibilizados. Em Questão, Porto Alegre, v. 29, p. 122853, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245.29.122853. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/122853. Acesso em: 31 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)