Aportes para análise de plataformas de dados abertos dotadas de recursos visuais

requisitos fundamentados nos campos da Visualização, Arquitetura da Informação e Usabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19132/1808-5245.29.121110

Palavras-chave:

plataformas de dados abertos, Arquitetura da Informação, Usabilidade, Visualização de dados

Resumo

Tem como objetivo o estabelecimento de aportes teórico-práticos voltados para a análise de plataformas de dados abertos que oferecem recursos visuais para o entendimento do significado de seus elementos. A partir de um levantamento bibliográfico direcionado aos aspectos conceituais, processuais e tópicos concernentes das áreas da Visualização de Dados, Arquitetura da Informação e Usabilidade, identifica princípios que fundamentaram a definição de critérios voltados para o exame de sites que disponibilizam dados. Como resultado, apresenta uma sistematização de questões concernentes aos três campos citados, em forma de listas de checagem que proporcionam subsídios para a análise de portais que disponibilizam dados abertos e ferramentas para visualizá-los. Conclui que, a partir da aplicação das sistematizações apresentadas, será possível identificar diferenças e particularidades na forma com que cada plataforma lida com seus dados, bem como seus pontos fortes e fracos, favorecendo a proposição de melhorias em determinados aspectos para recuperação de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tainá Regly, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do IBICT/UFRJ e Mestre pelo mesmo programa (2021). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UFF (2018). Atualmente é Assistente de Pesquisa no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e, dentre outros, atua nos grupos de pesquisa BRIET - Biblioteconomia, Representação, Interoperabilidade, E-science e Tecnologia e LEI - Laboratório de Ecossistemas Informacionais. Tem interesse nas áreas de Visualização de dados, Representação e Organização da informação e do conhecimento, Design UX, Arquitetura da Informação e Dados de Pesquisa.

 

Rosali Fernandez de Souza, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Santa Úrsula (1968), especialização em Documentação Científica (1969) e mestrado em Ciência da Informação (1973) pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia . Doutorado realizado na Polytechnic of North London, conferido pelo Council for National Academic Awards, CNAA (1984). Atualmente é pesquisadora titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT / MCTI. Professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação IBICT-UFRJ. Área do conhecimento em que atua : Ciência da Informação; subárea: organização e representação do conhecimento

 

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

REGLY, T.; SOUZA, R. F. de. Aportes para análise de plataformas de dados abertos dotadas de recursos visuais: requisitos fundamentados nos campos da Visualização, Arquitetura da Informação e Usabilidade. Em Questão, Porto Alegre, v. 29, p. 121110, 2022. DOI: 10.19132/1808-5245.29.121110. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/121110. Acesso em: 31 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos