Notícias

  • [Em Questão] Fluxo contínuo

    2022-12-12

    Informamos que a partir de 2023 a Em Questão passa a adotar a publicação contínua.  Isso significa que os artigos são publicados em sua versão final tão logo ficam prontos, sem a necessidade de aguardar o fechamento de uma edição com periodicidade delimitada ou do formato online first.

    Confira novos artigos publicados regularmente em nossa primeira edição neste formato: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/issue/view/4731 

     

    Aproveitamos para informar que a equipe estará em recesso de 26 de dezembro de 2022 a 13 de janeiro de 2023.

    Boas festas!

    Saiba mais sobre [Em Questão] Fluxo contínuo
  • 35 anos da revista Em Questão

    2020-06-13

    A revista Em Questão, criada em 1986, fará 35 anos em 2021. Muitos colegas fizeram parte dessa história! A equipe editorial está planejando um fascículo comemorativo, reunindo textos que abordem a história e desenvolvimento da revista, bem como a atuação e relevância entre a comunidade científica. O número especial será publicado no primeiro semestre de 2021.

    Saiba mais sobre 35 anos da revista Em Questão
  • Dossiê Patrimônio e Culturas Tradicionais

    2020-05-23

    A revista Em Questão está preparando o dossiê Patrimônio e Culturas Tradicionais, previsto para compor o número especial em 2020. O período para envio dos originais encerrará em 31 de julho de 2020.

    O dossiê Patrimônio e Culturas Tradicionais foi pensado com a finalidade de divulgar estudos sobre as diversas manifestações do patrimônio que vem sendo objeto de estudos neste século, em diferentes áreas do conhecimento. Dentro da polissemia que o conceito envolve, numa abordagem integral e interdisciplinar, se propõe a reunir artigos em torno da análise das relações entre cultura e patrimônio no tempo e no espaço, em todas as suas representações, ou seja, patrimônio natural, cultural, material e imaterial, bem como patrimônio virtual e científico, e em seus processos de identificação, valoração, registro, intervenção e interpretação. Incluirá também trabalhos em torno dos campos da memória social, cidadania, identidade e multiculturalismo, bem como metodologias de preservação e conservação de bens culturais, além de reflexões, práticas e pensamento crítico em torno da cultura e do patrimônio. Esta edição contempla também as culturas tradicionais, tendo em vista que, no panorama atual, cada vez mais mundializado, embora frágeis, elas nos oferecem práticas e saberes sustentáveis, nos diversos sentidos do termo, desde o econômico, ecológico, comunitário ao político, sendo dever da academia dar espaço para sua divulgação. Desse modo, o dossiê aceitará, dentre outros temas correlatos, trabalhos que busquem o fortalecimento e a valorização das culturas tradicionais, que promovam a diversidade cultural, fortaleçam os saberes e práticas tradicionais e incentivem a transmissão de saberes entre diferentes gerações. Serão aceitos artigos inéditos em língua portuguesa, italiana, espanhola, francesa ou inglesa.

    O dossiê está sendo organizado pelas professoras  Dra. Ana Maria Dalla Zen e Dra. Luisa Durán Rocca

    Saiba mais sobre Dossiê Patrimônio e Culturas Tradicionais
  • Declaração de autoria e responsabilidade

    2020-05-09

    Com o intuito de aperfeiçoar os processos editoriais a revista Em Questão incorporou em maio de 2020 a Declaração de Autoria e Responsabilidade, conforme diretrizes aos autores disponíveis em https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/about/submissions#onlineSubmissions

    O documento deverá ser preenchido e assinado por todos os autores. O upload deverá ser feito no SEER, como documento suplementar.

    Saiba mais sobre Declaração de autoria e responsabilidade
  • Chamada para trabalhos apresentados no V Seminário Internacional A Arte da Bibliografia - 30 de abril de 2019

    2019-04-11
    Desde 2014, o Fórum Internacional A ARTE DA BIBLIOGRAFIA desenvolve pesquisas e identificação de tendências sobre as questões históricas e contemporâneas da Bibliografia. As investigações científicas do coletivo já reuniram instituições, pesquisadores e saberes oriundos de diferentes centros universitários do Brasil e no contexto internacional, como IBICT, UNIRIO, UFRJ, USP, UNB, UFMG, UFES, UFPE, UFSC, Instituto Mundaneum (Bélgica), Universidades de Bolonha e Parma, bem como de Perúgia e de Roma "La Sapienza" (Itália), Universidade Toulouse 3 Paul Sabatier (França), Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (Portugal). A Bibliografia é abordada pelo Fórum como arte, ciência, técnica e método. As problematizações advindas das pesquisas desenvolvidas nos últimos 5 anos integram as margens de inovação no contexto acadêmico internacional, reconhecendo aspectos filosóficos, técnicos e conceituais de um processo que sustenta parte considerável da construção da noção de conhecimento e de cultura tecida no Ocidente, repercutindo na atual chamada. O presente Dossiê, resultante do V Seminário Internacional A Arte da Bibliografia, se propõe evocar as relações da Bibliografia entre o local e o global, reunindo suas perspectivas teóricas e aplicadas. A problematização é endereçada aos pesquisadores dedicados aos estudos do livro, do documento e da informação, da cultura informacional e da circulação dos saberes no âmbito das teorizações em Biblioteconomia e Ciência da Informação e suas áreas afins. As relações entre bibliografia, sociedade e tecnologia serão objeto central do dossiê, incluindo as transversalidades do fazer e do pensar bibliográfico em contextos dinâmicos e inovadores de circulação de saberes. Saiba mais sobre Chamada para trabalhos apresentados no V Seminário Internacional A Arte da Bibliografia - 30 de abril de 2019
  • A Em Questão anuncia sua indexação na Web of Science!

    2019-01-15

    A EQ foi aceita no índice Emerging Sources Citation Index (ESCI), que inclui publicações revisadas por pares de importância regional e em campos científicos emergentes, passando a fazer parte da coleção principal da Web of Science.

    A Web of Science é um dos principais indexadores de conteúdo científico do mundo, o que amplia a visibilidade dos artigos publicados pela EQ. Uma grande conquista para a revista, autores, leitores e pareceristas.

    Parabéns a todxs!

    Saiba mais sobre A Em Questão anuncia sua indexação na Web of Science!
  • Diretrizes éticas da Em Questão

    2018-10-03

    A Em Questão divulga a reformulação da conduta ética pertinente a todos os processos da revista. São as mesmas diretrizes já adotadas, porém foram reformuladas a fim de explicitar de maneira mais clara os parâmetros para autores, revisores, leitores e editores da EQ. A Em Questão também passa a adotar os fluxos da Committee on Publication Ethics (COPE) para a investigação e resolução de conflitos.

    Veja em: http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/about/editorialPolicies#custom-1

    Saiba mais sobre Diretrizes éticas da Em Questão
  • Indexação na Dialnet

    2017-08-08

    Em agosto de 2017 a Em Questão passa a ser indexada pela Dialnet, uma base de dados de Ciências Sociais e Humanidades, criada e mantida pela Universidad de La Rioja (Espanha). A Dialnet abrange mais de dez mil periódicos científicos, principalmente hispano-americanos, e conta com quase dois milhões de usuários registrados.   

     

    Saiba mais sobre Indexação na Dialnet
  • Indexação pela Redalyc

    2016-09-30

    No mês de setembro de 2016 a revista Em Questão foi incorporada na base de dados Redalyc, a Red de Revistas Cientificas de América Latina y el Caribe, España y Portugal. A Redalyc reúne uma coleção de 1154 revistas em acesso aberto, disponibilizando seus conteúdos e agregando inúmeras ferramentas bibliométricas. 

    Estamos orgulhosos por sermos a segunda revista brasileira de Ciência da Informação a participar da rede e com isso, ampliar a visibilidade e o acesso aos artigos publicados pela revista.

    Saiba mais sobre Indexação pela Redalyc
  • Online first

    2015-05-27
    A partir de maio de 2015 os textos aprovados para publicação na Em Questão estarão disponíveis na seção Online First, até a publicação definitiva no fascículo. Esta iniciativa consolida a agilidade dos processos editoriais da revista e a permite a rápida divulgação dos textos e resultados de pesquisas da comunidade científica. Saiba mais sobre Online first