Chamada de Trabalhos | Televisão e Vídeo: Reconfigurações da Comunicação Audiovisual (N.º 11) | De 1 de setembro a 30 de dezembro
Editores temáticos: Luís Miguel Loureiro (Universidade do Minho, Portugal) e Juan Francisco Gutierrez Lozano (Universidade de Málaga, Espanha)
Considerada uma das grandes invenções do século XX no campo mediático, a televisão tem sido um meio de comunicação imponente tanto no que respeita à produção de conteúdos de entretenimento e de narrativas de ficção como em termos de informação e atividade jornalística. Representando uma indústria muito mais expressiva em termos económicos do que a imprensa ou a rádio, o “pequeno ecrã”, como foi sendo identificado por relação ao cinema, teve um papel decisivo na confirmação de uma sociedade marcada pela comunicação visual. Depois da fotografia, do cinema e de todas as formas de produção de imagem gráfica que conheceram um impressionante desenvolvimento nos últimos 100 anos, a televisão teve — ou tem ainda hoje — um importante papel na construção de imaginários e na expansão dos processos de comunicação audiovisual.
Não obstante a sua relevância histórica na paisagem comunicacional e mediática, em torno da qual se fundaram e consolidaram os estudos televisivos, a televisão convive hoje com outros dispositivos de produção e distribuição de vídeo. Embora esteja amplamente difundida e o seu acesso seja praticamente universal, no desenho de imagens do quotidiano, a “caixa mágica” partilha a audiência com outras plataformas audiovisuais. O vídeo, profissional ou amador, está também noutros ecrãs, numa linguagem cada vez mais híbrida e versátil.
Nesta secção temática da Vista propomos uma reflexão sobre o lugar da televisão e do vídeo num tempo que, apesar de questionar crescentemente a centralidade social da televisão, confirmou a imagem como suporte dominante de comunicação. Para esta secção temática, convidamos, por isso, a comunidade académica a submeter propostas de artigos, recensões, entrevistas e projetos visuais (em formato de texto completo) que procurem problematizar o papel cultural da televisão e do vídeo na construção de enquadramentos visuais da realidade. Dá-se especial acolhimento a propostas que versem sobre os seguintes temas:
- televisão, cultura visual e imaginário;
- “sequência” e “fluxo”: televisão e estudos culturais;
- a dimensão política da televisão como dispositivo de produção de discurso;
- o papel social e cultural da televisão;
- a televisão e os regimes de visibilidade;
- o potencial informacional e comunicativo da imagem televisiva;
- televisão, vídeo e media arts;
- as representações visuais da televisão e do vídeo e o pluralismo cultural;
- novos formatos televisivos e estética audiovisual;
- televisão, vídeo e narrativas visuais;
- a relação dos jovens com a produção televisiva e em vídeo;
- a relação da imagem televisiva com as redes sociais;
- a imagem televisiva e o debate ético sobre a produção de representações visuais;
- a hibridização da linguagem visual da televisão e do vídeo;
- o documentário televisivo e o webdocumentário: intersecções e linhas de corte;
- a plataformização da televisão;
- a criatividade audiovisual e a produção de ficção;
- os desafios atuais dos estudos televisivos.
DATAS IMPORTANTES
Submissão (texto completo): de 1 de setembro a 30 de novembro
Submissão (texto completo) | nova data: 30 de dezembro
Publicação do número: edição contínua (janeiro a junho de 2023)
LÍNGUA
Os artigos podem ser submetidos originalmente em português ou inglês. Findo o processo de revisão por pares, os autores dos trabalhos selecionados para publicação deverão assegurar a tradução do seu artigo o segundo idioma, português ou inglês, cabendo aos editores a decisão final sobre a publicação do mesmo.
POLÍTICA EDITORIAL E SUBMISSÃO
A Vista é uma revista académica de acesso aberto, funcionando de acordo com exigentes padrões de revisão por pares, operando num processo de revisão duplamente cega. Cada trabalho submetido será enviado a dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da revista.
Os originais deverão ser submetidos através do website da revista. Se está a aceder à Vista pela primeira vez, deve registar-se para poder submeter o seu manuscrito (indicações para se registar aqui).
O guia para os autores pode ser consultado aqui.
Para mais informações, contactar: vista[at]ics.uminho.pt