Mídias trapaceiras e a ilusão de inteligência
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.43051Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Teste de Turing, Assistentes virtuaisResumo
A trapaça é um elemento central para o funcionamento da Inteligência Artificial (IA). Esta é a premissa que guia Simone Natale ao longo do livro Deceitful Media: artificial intelligence and social life after the Turing test (2021). Para o pesquisador italiano, este tipo de tecnologia se vale de aspectos da percepção e da psicologia humana para criar a ilusão de inteligência. Assim, o autor propõe que passemos a considerar os diferentes graus de trapaça presentes no processo de comunicação entre humanos e máquinas que “aparentam inteligência”, o que permitiria uma melhor compreensão de seus reais riscos e de suas implicações éticas, sociais e culturais.
Downloads
Referências
DONATH, Judith. The Robot Dog Fetches for Whom? In: PAPACHARISSI, Z. (ed.). A Networked Self: Human Augmentics, Artificial Intelligence, Sentience. London: Routledge, 2018.
GRINNELL, Jason D. Ex Machina as Philosophy: Mendacia Ex Machina (Lies from a Machine). In: JOHNSON, D. (ed.). The Palgrave Handbook of Popular Culture as Philosophy. Londres: Palgrave Macmillan, 2020.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.
SCOLARI, Carlos. El Malestar en la Cibercultura. In: Blog Hipermediaciones. [S. l.], 24 maio 2018. Disponível em: https://hipermediaciones.com/2018/05/24/el-malestar-en-la-cibercultura. Acesso em: 4 set. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista FAMECOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.