Preta Gil: as ações de uma celebridade-resistência no contexto pandêmico brasileiro

Autores

  • Paula Guimarães Simões UFMG
  • Dayana Cristina Barboza Carneiro Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O objetivo deste texto é compreender como uma celebridade aciona seu capital político no Instagram para se contrapor a opressões sociais e também se posicionar em contextos específicos, como o da pandemia da Covid-19, ao assumir uma postura de defesa de valores progressistas, convocação dos públicos e manifestações públicas sobre sua visão de mundo, configurando-se como uma celebridade-resistência. A partir de uma abordagem pragmatista (França; Simões, 2020a, 2020b) e interseccional (Crenshaw, 2002; Carrera, 2021a), a análise enfoca 39 publicações do perfil da cantora Preta Gil, coletados entre 4 de maio e 4 de junho de 2021, período iniciado por um acontecimento marcante em sua vida: a morte de Paulo Gustavo, em decorrência da Covid-19. Ao olhar para os posicionamentos e os valores assumidos por essa celebridade, procuramos refletir sobre o papel que celebridades-resistência podem desempenhar nas disputas simbólicas travadas no contexto brasileiro contemporâneo.

Palavras-chave: Celebridade. Valores. Preta Gil.

Biografia do Autor

Paula Guimarães Simões, UFMG

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS) e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Dayana Cristina Barboza Carneiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Comunicação Social pela UFMG, mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS). E-mail: barboza.dayana@gmail.com. .

Downloads

Publicado

2022-08-08

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres