Comunicação e Educação Remota em Contexto Pandêmico
Resumo
Trata-se de estudo exploratório no qual averiguamos interfaces epistêmicas e práticas da Comunicação/Educação ligadas à possibilidade de resgate/reforço da observação e escuta qualificadas como elementos redutores das inquietações que marcam o advento pandêmico, em especial no atinente ao ensino básico. Refletimos, pois, sobre implicações/escolhas/contingências de enfrentamento envolvendo atores sociais em interação comunicativo-educativa a partir do alastramento da Covid-19 em nossa quadra histórica, com ênfase nas preocupações epistêmico-praxiológicas (a)típicas da educação naquele nível de ensino. Para tanto, construímos abordagem teórica em torno da relação sujeito-tecnologiasmomento disruptivo, cotizando-a com o exame de cinco artigos escritos por pesquisadores/educadores brasileiros originários de regiões distintas, publicados em 2020, em busca de apontamentos sobre o ensino emergencial no Brasil durante a pandemia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.