A manifestação da masculinidade tóxica em um fórum de internet anônimo brasileiro

Autores

Resumo

Este estudo aborda a manifestação da masculinidade tóxica no 55chan, um fórum de internet anônimo brasileiro. Acontecimentos como o Gamergate e o Massacre de Suzano, que foram parcialmente organizados dentro de fóruns anônimos, demonstram como interações nesses espaços podem resultar em problemas de grande proporção. Evidências como essa indicam a pertinência de se explorar imageboards como plataformas que conformam discursos de ódio, bem como as subculturas que se constituem em torno delas. Frente a isso, pergunta-se: de que forma se manifesta a masculinidade tóxica no 55chan? O objetivo deste estudo é caracterizar a masculinidade tóxica no 55chan. O procedimento metodológico utilizado foi uma análise semântica de 16 mil postagens do referido fórum anônimo brasileiro, que foram coletadas mediante busca automatizada em dezembro de 2016 e janeiro de 2017. Os resultados demonstram que participantes do 55chan: 1) sentem-se oprimidos pelo estereotipo do homem “alfa”, pelas mulheres e pela sociedade; 2) consideramse “falhos”, embora lancem mão de estratégias para mudar essa condição (nofap/noporn/exercícios físicos); 3) objetificam as mulheres e as consideram perversas (‘vagabundas”, “merdalheres”) e irracionais. Conclui-se que a manifestação da masculinidade tóxica no 55chan assume contornos específicos devido ao anonimato, à efemeridade das linhas de discussão e ao uso dos filtros.

Biografia do Autor

Eduardo Velho, Universidade Feevale

Bolsista de doutorado do CNPq no PPG em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale. Tecnólogo em Sistemas para Internet (FEEVALE). Pesquisador do Grupo de Pesquisa C3DIG (FEEVALE). Atuando principalmente nas áreas de Cibercultura e Processamento de Linguagem Natural.

Sandra Portella Montardo, Universidade Feevale

Atua como professora e pesquisadora na Universidade Feevale, nos seguintes cursos: Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais, Mestrado Profissional em Indústria Criativa e Graduação em Publicidade e Propaganda. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Consumo Digitais (c3dig). Bolsista de Produtividade CNPq (Nível 2). Projeto atual: Plataformas e Plataformização nos Estudos de Comunicação Digital do Brasil.

Downloads

Publicado

2022-08-08

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres