Magia em casa: transformações litúrgicas e consumo na midiatização da Umbanda

Autores

Resumo

Nas práticas religiosas contemporâneas marcadas pela adesão ao processo de midiatização ocorre significativa transformação relacionada ao deslocamento do culto para o ambiente midiático e sua associação com processos de consumo. Este trabalho tem como objetivo apresentar como o acesso à internet por parte de religiosos tem possibilitado a midiatização da Umbanda em sentido similar ao desenvolvido por grupos neopentecostais na televisão, isto é, favorecendo a telepresença e o consumo. A abordagem metodológica consiste na reflexão teórica sobre a midiatização da religião e implicações relacionadas ao consumo a partir de pesquisa bibliográfica para em seguida demonstrar a validade dos conceitos a partir da observação de um estudo de caso. Para tanto, utilizamos um vídeo disponibilizado no YouTube pelo médium Pai Rodrigo Queiroz que permite demonstrar, a partir dos conceitos de midiatização da religião, o efeito deste processo na cosmogonia da Umbanda e seus desdobramentos na forma de consumo.

Biografia do Autor

Ronivaldo Moreira De Souza, Universidade Paulista, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. Pós-doutorando pela Universidade Paulista (UNIP) com bolsa integral PNPD/CAPES.

Maurício Ribeiro da Silva, Universidade Paulista, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutor em comunicação e semiótica pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Titular e Coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP-SP), membro do Grupo de Pesquisas em Mídia e Estudos do Imaginário e do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia. Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós) para o biênio 2019-2021. 

Vânia de Toledo Piza, Universidade Paulista, São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestranda em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Paulista. Coordenadora do curso de Propaganda e Marketing da Universidade Paulista, Campi Norte, Vergueiro e Marquês.

Downloads

Publicado

2022-08-08

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres