A revista Signo e Pensamento incluirá artigos de pesquisa que correspondam com os princípios éticos próprios de sua área de saber. Em primeiro lugar, se a pesquisa estiver baseada em experimentos, os autores deverão declarar que ela cumpre com todas as normas éticas, que conta com o consentimento informado dos participantes que fizeram parte do seu objeto de estudo, e cumprir com a legislação específica própria de seus países de origem em carta de apresentação do artigo encaminhada ao editor da revista. Além, os autores deverão garantir no seu manuscrito a proteção da privacidade de seus participantes para salvaguardar a integridade dos sujeitos investigados, tanto se tratar-se de experimentos como se de realizar pesquisa etnográfica.
Os artigos deverão reconhecer como autores a todos aqueles que tivessem contribuído substancialmente no desenho, coleta e análise dos dados, assim como à escrita do artigo. Todos os autores deverão aprovar a publicação da versão final do artigo em Signo e Pensamento. Assim mesmo, os autores reconhecerão a contribuição de assistentes de pesquisa e assessores do projeto de maneira explícita dentro do texto.
O papel dos patrocinadores da pesquisa no desenho, coleta dos dados, interpretação, escrita e decisão de envio do artigo para a convocatória da revista será declarado ao enviar a contribuição. Neste sentido, ao enviar um artigo, os autores garantem sua liberdade e independência em frente ao possível controle absoluto dos patrocinadores sobre seu estudo, os dados de apoio ou resultados.
Finalmente, a revista fará todos os esforços para evitar conflitos de interesse respeito dos artigos avaliados, definido como os vínculos de qualquer participante no processo de publicação com atividades que pudessem distorcer seu critério sobre a seleção dos artigos ou por causa de relações pessoais, rivalidades ou veemência intelectual. Os participantes no processo de revisão e publicação dos artigos farão explícitos tais conflitos e esta informação publicar-se-á, no caso de ser relevante para os leitores.