O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

A revista SIGNO Y PENSAMIENTO encontra-se registada sob a licencia Creative Commons Versão 4.0 Internacional.

Portanto, esta obra pode se reproduzir, distribuir e comunicar publicamente em formato digital, sempre que dado o crédito apropriado para os autores e a Pontificia Universidad Javeriana.

Permite-se citar, adaptar, remixar, transformar, autoarquivar, republicar e criar a partir do material, para qualquer fim, mesmo que comercial, sempre que indicado apropriadamente o nome do criador, provido um link para a obra original e indicado se mudanças foram feitas.

A Pontificia Universidad Javeriana não retém os direitos sobre as obras publicadas e os conteúdos são responsabilidade exclusiva dos autores, os quais conservam seus direitos morais, intelectuais, de privacidade e publicidade.

O aval sobre a intervenção da obra (revisão, correção, edição, tradução, formatação) e a subsequente difusão disponibiliza-se através de licença de uso e não através de transmissão de direitos, o que representa que a revista e a Pontificia Universidad Javeriana são isentas de qualquer responsabilidade que puder se derivar de uma prática ética pobre por parte dos autores.

Em consequência da proteção fornecida pela licença de uso, a revista não fica na obrigação de publicar retratações ou alterar informações já publicadas, a não ser que a errata seja decorrente do processo de gestão editorial. A publicação de conteúdos nesta revista não representa royalties para os contribuintes.

Signo y Pensamiento é uma revista semestral de caráter acadêmico sobre comunicação, meios, ciências da informação, pedagogias da linguagem e línguas. Recebe contribuições através do correio signoyp@javeriana.edu.co, as quais devem adequar-se aos seguintes parâmetros:

1. O material deve ser inédito e não poderá ser submetido a convocatórias simultâneas de publicação em outras revistas de caráter nacional ou internacional. Não serão recebidos artigos cujo conteúdo tenha sido publicado em sua maior parte ou em sua totalidade em outro lugar (publicação duplicada). Os autores serão responsáveis por obter a permissão dos titulares de direitos de autor de qualquer material publicado previamente (ex. fotografias e gráficos). O artigo deverá incluir uma carta na qual conste que todos os autores permitem sua publicação em Signo y Pensamiento, se o artigo foi submetido à apreciação por outra publicação anteriormente, e se parte de seu conteúdo foi anteriormente publicado.

 

2. Os temas de interesse da revista incluem:

a. Tendências teóricas e metodológicas referidas ao campo da comunicação e suas relações multidisciplinares: os meios de comunicação como indústrias culturais, suas narrativas e formatos, as relações entre as narrativas midiáticas e o entorno cultural. A comunicação política e suas articulações com as políticas de comunicação, os meios e as agendas cidadãs das sociedades modernas. Os processos significação e as práticas de comunicação que se produzem a partir da recepção, o consumo e o uso de produtos culturais provenientes de meios, tecnologias, estéticas, de outros textos e formas de significação simbólica.

b. Os modelos conceituais, lógicos e físicos para organização, armazenamento, fluxo, disseminação e recuperação de informação e conhecimento. Os processos de desenvolvimento e arquitetura do conhecimento científico e de redes de conhecimento; a integração destes com os sistemas de telecomunicações, a hibridação dos sistemas de organização de conhecimento com os sistemas de informação. Os entornos das organizações, sua cultura e as tarefas relacionadas com a gestão de conhecimento e informação desde o enfoque de agentes dinamizadores e ativos contábeis.

c. Fundamentação da linguagem como disciplina e sua relação com outras áreas do conhecimento. Análise de diversas formas de expressão, da multiplicidade de linguagens próprias aos meios de comunicação e da diversidade de formas de interação social. Análises de problemas da linguagem, do discurso, a linguística aplicada, a aquisição e a didática de línguas, a análise e formulação de políticas linguísticas.

d. Problemáticas sociais como a exclusão, o exercício dos direitos, a exclusão digital, a inovação de métodos, nas quais se encontram implicados processos, produtos, usos e apropriações relacionados com a Comunicação, a Linguagem e a Informação que incrementem o desenvolvimento social e cultural.

e. Tecnologias e convergências “multimidiais” chave e básicas da Comunicação, a Linguagem e a Informação que permitam a pesquisadores, docentes e alunos o desenvolvimento, a transferência ou a apropriação de tecnologias emergentes e insipientes.

 

3. A revista dará prioridade aos artigos produto de investigação. Serão recebidos os manuscritos que sejam resultados de pesquisas que aportem aos temas da revista desde uma perspectiva crítica, analítica ou interpretativa. Sua estrutura deve seguir uma ordem lógica na qual se apresente o contexto da investigação (introdução), se exponham as ferramentas usadas para obter os resultados do estudo (metodologia), se exponham as averiguações (resultados) e se expliquem o que estes resultados permitem deduzir (conclusões). No caso do artigo de ser de investigação bibliográfica a revisão das referencias usadas deve ser cuidadosa e exaustiva e tratar de ao menos 50 referências. Serão aceitos, igualmente, artigos de reflexão que mostrem resultados de pesquisa originais para o avanço de reflexões teóricas, metodológicas ou críticas nos campos de interesse.

 

4. Os artigos podem ser escritos e enviados em: castelhano, português e inglês.

 

5. Os manuscritos devem ser preparados de acordo com o Manual da Associação Psicológica Norte-Americana APA (6ª edição). Em caso de dúvidas sobre o formato ou o conteúdo, por favor, remeter-se ao manual (http://www. apastyle.org/).

 

6. Os artigos devem ter uma extensão máxima de 8.000 palavras. As páginas devem estar escritas em espaço duplo, fonte Times New Roman tamanho 12 em extensão .doc ou .docx (Word 2003, 2007 ou 2010).

 

7. Lineamentos gerais para a entrega do artigo

a. Página de apresentação: contém o título completo do trabalho (em língua original e inglês), uma versão curta do título para o cabeçalho das páginas (de no máximo 50 caracteres), dados dos autores (nacionalidade, filiação institucional, títulos acadêmicos, endereço, telefone e e-mail), origem do artigo e agradecimento, se houver.

b. Página 1: resumo analítico em língua original e abstract em inglês (entre 100 e 150 palavras), incluindo uma lista de no máximo 5 palavras-chave em língua original e Key Words em inglês. O resumo deve conter o objetivo de estudo e sua relevância, a metodologia, os principais resultados e sua contribuição (no caso de ser um artigo de investigação ou reflexão).

c. Página 2 em diante: título do artigo e texto sem incluir o nome do autor para facilitar a revisão por parte dos árbitros. Igualmente, começando em páginas diferentes depois do artigo, apresentar em sua ordem:

i. Referências bibliográficas

ii. Apêndices

iii. Tabelas (cada uma em uma página com seu respectivo título ou legenda: uma descrição breve do conteúdo) e figuras (cada uma em uma página com seu respectivo cabeçalho ou título). No corpo do texto, assinalar todas as tabelas e figuras. As tabelas e gráficos devem estar numerados de acordo com sua ordem de apresentação, formatados e intitulados de acordo com o Manual APA (uma tabela ou gráfico por página se possível). Se se enviam fotografias, desenhos ou imagens se aceitam formato TIFF, CDR, EPS, SVG com uma resolução de ao menos 300 DPI ou, se possível, superior. Se os gráficos ou tabelas não correspondem ao autor do artigo, sua fonte original deve ser referenciada.

 

8. Lineamentos gerais sobre as referências bibliográficas:

a. Em geral, as referências no interior do artigo seguem o sistema APA de autor-data (Rodríguez, 2002, p.20).

b. As referências no final do artigo se apresentam em ordem alfabética e em termos gerais incluem:

i. Artigo: sobrenome do autor (es) em maiúsculas e minúsculas e iniciais de seu nome, ano de publicação (entre parênteses), título do artigo em maiúsculas e minúsculas, nome da publicação em fonte itálica, volume em itálica, número, página, doi (se se encontra disponível). Se não, e a referência é de uma página da web, incluir [data de consulta] e URL da publicação web, não do artigo em particular. Exemplo: Larraín, J. (2007). Identidad latinoamericana: crítica del discurso esencialista católico. Contacorriente, 4(3), 1-28. URL: www.ncsu.edu/project/acontracorriente.

• Obregon R., Waisbord, S. (2010). The Complexity of Social Mobilization in Health Communication: Top-Down and Bottom-Up Experiences in Polio Eradication . Revista Panamericana de Salud Pública, 15(1), 25-47. Doi: [10.1080/10810731003695367]

ii. Livros: sobrenome do autor (res) em maiúsculas e minúsculas e iniciais de seu nome, ano de publicação (entre parênteses), título do livro em itálicas, lugar de publicação, editora. Exemplo: Breton, P. (2000). La utopía de la comunicación. Buenos Aires, Nueva Visión.

iii. Livros editados: sobrenome do autor (es) em maiúsculas e minúsculas e iniciais de seu nome, ano de publicação (entre parênteses), título do capítulo em maiúsculas e minúsculas, título do livro em itálicas (edição, pp.), lugar de publicação, editora. Exemplo: Martín-Barbero, J. (2008) De incertidumbres e inciertas esperanzas: una meditación sobre comunicar en medio de la tormenta. Ciudadanías de incertidumbre: Comunicación, poder y subjetividad (pp. 25-37). Bogotá, D.C., Editorial Pontificia Universidad Javeriana.

 

9. Os artigos serão submetidos à revisão de dois avaliadores anônimos (duplo cego). Os manuscritos não podem conter referências que permitam identificar o autor ou autores, exceto na página do título, que será retida pelos editores.

 

10. O autor deve aguardar as decisões sobre o artigo por um prazo de três meses após o encerramento da convocatória. Signo y Pensamiento não garante que todo artigo enviado vá ser publicado. O Comitê Editorial se reserva o direito de sugerir as modificações formais que os artigos requeiram. Neste caso, se determinará uma data limite para que o autor realize as modificações correspondentes.

 

11. Orientações gerais sobre resenhas de livros:

a. Signo e Pensamento inclui geralmente dois ou três resenhas de livros por número.

b. A revista priorizara resenhas de livros publicados no mesmo ano de publicação do número ou do ano anterior.

c. Resenhas deverão se referir a uma única publicação.

d. A extensão das resenhas não poderá superar às 1500 palavras.

e. Os autores da resenha não poderão ser autores ou coautores da publicação resenhada.

f. A revista convida especialmente, embora não de maneira exclusiva, para os autores resenhar publicações ibero-americanas.

 

12. Orientações sobre direitos de propriedade intelectual

a. Signo e Pensamento segue as orientações estabelecidas na 6ª edição do Manual de publicações da APA no que diz respeito aos créditos de publicação (numeral 1.13). De acordo a isso, autores serão aqueles que tenham contribuído substancialmente para o trabalho que levou o artigo para publicação; quer dizer, na definição da pergunta, desenho e realização da pesquisa, interpretação dos resultados ou escrita do artigo. Contribuições menores, como assessoramento ou assistência de pesquisa, podem ser incluídas nos agradecimentos ou em nota de rodapé. Será responsabilidade dos autores definir e concordar quem o autor principal, assim como coautores e a sua ordem de aparição, segundo a contribuição no artigo.

b. A revista tem em vista, igualmente, as orientações estabelecidas na 6.ª edição do Manual de publicações da APA sobre direitos de propriedade durante o processo de revisão dos artigos (numeral 1.15). Os artigos serão tratados como documentos confidenciais, assim que não serão citados ou usados por parte do Editor ou pareceristas que participam no processo de seleção.

c. Os autores terão os direitos patrimoniais (publicação, reprodução, tradução, etc.) sobre os seus artigos até confirmados para publicação em Signo e Pensamento. Uma vez confirmada a publicação, os autores aceitam que tais direitos serão transferidos para a Editorial Pontifícia Universidade Javeriana. Consequentemente, qualquer posterior utilização do artigo por parte de seu autor ou por terceiros (tradução, distribuição, adaptação ou reprodução) deve ter a permissão expressa da Editorial Pontifícia Universidade Javeriana.

d. Seguindo as considerações da lei sobre direitos de autor na Colômbia (lei 23 de 1982, cap. 3, arts. 31 y 32), fragmentos dos artigos poderão ser citados por outras publicações e mídia, desde que eles realizarem a devida citação do autor e da revista.

Los nombres y direcciones de correo-e introducidos en esta revista se usarán exclusivamente para los fines declarados por esta revista y no estarán disponibles para ningún otro propósito u otra persona.

De acuerdo con la Ley Estatutaria 1581 de 2012 de Protección de Datos y normas concordantes, se informa al Titular que, mediante el suministro y registro voluntario de sus datos en los canales habilitados en el Sitio Web, autoriza para que sean incorporados en una base de datos responsabilidad de la Pontificia Universidad Javeriana  siendo tratados con la finalidad de realizar actividades asociativas, culturales, recreativas, deportivas y sociales, gestión de medios de comunicación social y/o contenido editorial, Fines históricos, científicos o estadísticos, procedimientos administrativos y publicaciones y gestión contable, fiscal, administrativa y publicidad y prospección comercial - Publicidad propia. Asimismo, autorizo para que mis imágenes personales puedan ser publicadas en medios impresos, audiovisuales, sitio web y redes sociales institucionales.

Es de carácter facultativo suministrar información que verse sobre Datos Sensibles, entendidos como aquellos que afectan la intimidad o generen algún tipo de discriminación, o sobre menores de edad.

La política de tratamiento de los datos del Titular, así como los cambios sustanciales que se produzcan en ésta, se podrán consultar a través del siguiente correo electrónico: usodedatos@javeriana.edu.co. De igual manera, la misma se mantendrán actualizada en la página web de la entidad, cuya dirección es http://www.javeriana.edu.co/documents/10179/9567882/Acuerdo+No+657.pdf.

Usted puede ejercitar los derechos de acceso, corrección, supresión, revocación o reclamo por infracción sobre los datos, mediante escrito dirigido a Pontificia Universidad Javeriana, a la dirección de correo electrónico usodedatos@javeriana.edu.co, indicando en el asunto el derecho que desea ejercitar, o mediante correo ordinario remitido a la dirección: Carrera 7 # 40 – 62 en la Ciudad de Bogotá.